Coleccionismo de Pacotes de Açúcar
15-11-2004



 

Como Adquirir os Pacotinhos de Açúcar!

Como Adquirir os Pacotinhos de Açúcar.

Há muitas maneiras de arranjar pacotes. Desde o ir a um café beber a bica, ao retirar mais alguns dos "cestinhos" que por vezes aparecem em cima dos balcões, pessoas amigas que vão contribuindo com uns pacotinhos, troca com outros colecionadores em encontros de colecionadores, através do correio...

Aqui a Internet pode ser uma ótima ferramenta pois para além de permitir o contato via e-mail, pode levar à  descoberta de colecionadores espalhados pelo mundo, e permitir arranjar pacotes de países tão distantes que dificilmente visitaremos um dia. Como a maioria coleciona pacotes vazios, o envio por correio acaba por não se tornar muito dispendioso.

Para ter material para troca é fundamental ter uma boa reserva de pacotes repetidos. Uma forma rápida de o conseguir será comprar caixas de pacotes de açúcar em supermercados, em armazéns tipo cash & carry ou mesmo em cafés. Outra hipótese é comprar num supermercado daqueles pacotes mais correntes (individuais) e trocá-los num café por séries.

Como se processam as trocas?

Para os que começam a dar os primeiros passos esta será uma questão pertinente.

Por norma as trocas são feitas em encontros ou por correio sempre numa base de confiança mútua e com um espírito de entre ajuda, onde a troca de um por um é quase relegada para segundo plano, chegando por vezes ao dar sem receber nada em troca. Para um iniciado pode parecer um pouco estranho mas para quem tem muitos repetidos dar umas dezenas de pacotes não é nada para ele, mas é uma grande ajuda para quem está a começar. Chegará uma altura em que quem foi ajudado pode finalmente "retribuir" a ajuda ou quem sabe ajudar outros mais novos.

Este é o espírito que norteia os encontros organizados pelo CLUPAC - Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar - e que todos deveremos tentar fazer prevalecer.

Outros Coleccionadores que me têm ajudado, na aquisição de novos pacotes e na organização da minha colecção.

Alexandra de Pinho

Américo Leitão

Ana Filomena Santos

Elizabeth Carvalho

Andreia Monteiro

Fernanda Ferreira

António Luís Nogueira

Filipe Ventura

Catarina Ferreira

Garcia Paixão

Carlos Miranda

Hélder Bernardo

Dino Becken

 Joan Buch

Eugénio Rompante

João Silva

Fernando Conde

José Eduardo Arsénio

Madalena Tamames

José Miguel Silva

Paulo Bernardino

Nuno Gomes

Valdemar Freitas

Rui Cardoso

AçúcarAves (c) Domingos Ferreira - 2004-2017